A consulta com um Nefrologista geralmente ocorre por encaminhamento de outros especialistas. Algumas vezes, no entanto, o paciente tem indicação de passar e não é encaminhado ou pode haver o interesse próprio de agendar uma consulta para avaliar se está tudo bem com os rins.

Trago aqui um resumo dos motivos que não podem deixar de ser avaliados por um Nefrologista. Veja se você se encaixa em alguma dessas situações.

-Hipertensos de Longa Data/ Hipertensos Jovens (< 30 anos)/ Diabeticos: Hipertensão e Diabetes são os principais fatores de risco para doença renal crônica. Hipertensos jovens podem ter como causa da pressão alta uma doeça renal.

- História Familiar de Doença Renal: Existem algumas doenças nos rins que se repetem numa mesma família, como a doença renal policística. Quanto antes for detectada e tratada, melhor.

- Sangue ou Espuma na Urina: sinais de alerta de que a saúde dos rins precisa ser melhor avaliada.

- Mais de 1 Episódio de Pedra nos Rins: ter mais de um episódio de pedra nos rins mostra uma tendência a continuar tendo. É o Nefrologista quem investiga a causa e dá as orientações para prevenções de novos eventos.

- Inchaço persistente e significativo no rosto pela manhã e nas pernas: pode ser sinal de problema nos rins.

- Rim Único: quem tem um rim só, seja porque nasceu assim ou porque doou ou perdeu em algum trauma precisa passar com o Nefro 1 vez por ano, pelo menos.
Se você faz parte de qualquer um desses grupos, está na hora de marcar sua consulta. Te vejo em breve!